28/04/2020

ALGUNS EFEITOS DA REVOGAÇÃO DA MP 905/19 (MP VERDE E AMARELA)

A Medida Provisória nº 905, publicada em 12 de novembro de 2019, conhecida como “MP Verde e Amarela”, uma vez que o texto objetivava estimular a contratação de jovens em seus primeiros empregos, também alterou uma série de normas trabalhistas, tais como as regras sobre pagamento de prêmios e participação nos lucros, autorização para o trabalho aos domingos e feriados, entre outras questões, inclusive de fiscalização do trabalho.

Próximo do término de sua vigência, a MP 905/19, teve a base do seu texto aprovada na Câmara dos Deputados, mas não conseguiu ser votada a tempo no Senado Federal, sendo revogada pelo Presidente da República, no último dia de sua vigência, através da MP 955/20, editada no último dia 20 de abril.

Com essa revogação as alterações introduzidas pela MP 905/19, a partir de 21/04/2020 não possuem mais embasamento normativo.

As empresas que contrataram dentro do programa do Contrato Verde e Amarelo estão em uma situação de vulnerabilidade jurídica, uma vez que com a revogação, cria-se um ambiente de incerteza sobre como será o andamento destas contratações, considerando que a vigência da MP 905/19 ficou restrita ao período de 12/11/2019 à 20/04/2020.

Há entendimentos no sentido de que as contratações firmadas sob as regras do Contrato Verde e Amarelo estão seguras pela validade provisória estabelecida na própria MP (até 24 meses) e, assim seguirão vigentes até a data em que eram previstos.

Porém, a outra corrente, que defende que estas contrações estão em um limbo jurídico e devem ser encerradas pelas empresas, considerando que as regras originais quando da assinatura destes contratos já não existem mais, e podem ser considerados não benéficas ao trabalhador, como exemplo cita-se a redução do percentual do FGTS, quando questionadas na Justiça do Trabalho. Desse modo, cabe a empresa avaliar os riscos futuros que poderá enfrentar, caso decida pela manutenção dos Contratos Verde e Amarelo que tenha pactuado.

Outro ponto que merece atenção, é em relação aos prêmios, uma vez que com a revogação da MP 905/19, os valores pagos sob esta rubrica podem voltar a periodicidade de pagamento mensal, e não mais condicionados ao pagamento de no máximo 4 vezes por ano, como estava previsto na MP.

Referente a participação nos lucros, volta a necessidade da intervenção do sindicato para a criação do instrumento coletivo ou de formação de comissão paritária, com um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria laboral, para fins de negociação da PL.

Ainda, deve-se atentar que com a revogação, o acidente de trajeto, aquele sofrido pelo empregado no trajeto entre sua residência e o local de trabalho poderá ser considerado novamente acidente de trabalho, com todos os seus efeitos jurídicos para fins previdenciários.

Outro ponto que houve significativa alteração foi em relação a liberação do trabalho aos domingos e feriados sem restrições, que com a revogação volta-se ao entendimento previsto nos artigos 8º a 10 da Lei 605/49 (que autoriza o trabalho em domingos e feriados apenas para execução dos serviços que for imposta pelas exigências técnicas das empresas) e nos artigos 6º ao 6º-B da Lei 10.101/00, que exige autorização em norma coletiva para o trabalho dos empregados no comércio em geral nos domingos e em dias feriados, observada a legislação municipal. Não havendo mais previsão normativa para o elastecimento para a indústria em geral. Os trabalhos em feriados devem ser precedidos de Acordos Individuais de Compensação, quando for o caso.

Por fim, ressalta-se que a MP nº 905/19, enquanto esteve vigente pelo período de 12/11/2019 a 20/04/2020, teve validade e, portanto, o que foi pactuado durante esse período, produziu efeitos jurídicos, mas a sua revogação deve ser ponderada para evitar impactos negativos nas relações trabalhistas futuras.

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165