31/07/2020

NOTA SOBRE O FIM DO DIREITO DE DEDUÇÃO TRATADO NA NOTA ORIENTATIVA N° 21/2020

O Portal do e-Social apresentou no último dia 23 de julho, publicação de Nota (sem número) sobre o fim do direito de dedução tratado na Nota Orientativa 21/2020, com o seguinte conteúdo:

“Considerando o disposto no art. 6º da Lei 13.982, de 02 de abril de 2020, encerrou-se no período de apuração 06/2020 o direito de dedução do custo salarial referente aos primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador acometido com o Covid-19. Ou seja, esta rubrica não pode mais ser deduzida na forma da Nota Orientativa nº 21/2020.”

Contudo, a previsão da autorização para dedução do repasse do valor das contribuições à Previdência Social da remuneração do segurado empregado, cuja incapacidade laborativa temporária seja comprovadamente resultante de sua contaminação pelo coronavírus (Covid19), está estipulada no artigo 5º da Lei 13.982/2020, que dispõe:

“Art. 5º A empresa poderá deduzir do repasse das contribuições à previdência social, observado o limite máximo do salário de contribuição ao RGPS, o valor devido, nos termos do § 3º do art. 60 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, ao segurado empregado cuja incapacidade temporária para o trabalho seja comprovadamente decorrente de sua contaminação pelo coronavírus (Covid-19).”

Logo, verifica-se, no texto normativo do artigo acima, da Lei 13.982, que não há delimitação temporal da aplicação do dispositivo. O Art. 6º da Lei 13.928/2020 determinava prazo de três (3) meses, porém o art. 5º, não informa tal prazo de validade, como acima visto, deixando assim o entendimento confuso e contraditório. A Receita Federal a partir de uma interpretação restritiva, delimitou o período de compensação, desconsiderando a Nota Orientativa 21/2020.

A orientação estipulada nesta última Nota, não encontra amparo na legislação vigente e, tampouco na Nota Orientativa nº 21 do e-Social de 2020, que traz a previsão das orientações sobre a possibilidade da dedução dos primeiros 15 dias de afastamento de empregado com Covid-19. Na referida lei não há limitação de três meses como pretende regular a recente Nota do eSocial.

Portanto, constata-se que há evidente conflito entre a nota orientativa e o dispositivo legal. Entende-se, que a compensação deve ser procedida na vigência do Decreto Legislativo 06/2020 que institui o estado de calamidade pública, e não limitada a três meses, como pretende a Receita Federal ao editar uma Nota que não tem nenhum respaldo jurídico.

Contudo, alertamos, que provavelmente, a operacionalidade das deduções a partir do mês de julho de 2020 deverá ficar restrita pelo e-Social, e consequentemente, a única alternativa será a busca da tutela deste direito através do poder judiciário, com a judicialização da demanda.

Daniela Baum - Advogada

 

Informações sobre a Nota, no Portal do E-Social, através do link: https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/receita-federal/nota-sobre-o-fim-do-direito-de-deducao-tratado-na-nota-orientativa-ndeg-21-2020. Acesso: 31/07/2020

 

 

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165