27/01/2020

3ª TURMA DO TRT-RS ENTENDE QUE CLÁUSULA DE QUITAÇÃO IRRESTRITA VIOLA DIREITO DE AÇÃO, BEM COMO PODE HAVER HOMOLOGAÇÃO PARCIAL DE ACORDO EXTRAJUDICIAL

O argumento que baseou a decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) é de que a cláusula de quitação total do contrato de trabalho retira do trabalhador o direito fundamental do indivíduo ao acesso à justiça, previsto no art. 5º, XXXV, da CF/88, o que impediria o trabalhador de buscar reparação para questões que ainda não tenham sido levantadas.

Ainda segundo as desembargadoras integrantes da Turma Julgadora, desembargadoras Maria Silvana Rotta Tedesco e Maria Madalena Telesca, a homologação parcial do acordo seria a decisão mais ajustada no caso, tal como decidiu o juíz de Santa Cruz do Sul, visto que possibilitaria ao trabalhador receber sua indenização e a empresa ter quitado seus débitos trabalhistas. Desse argumento, discordou o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz que argumenta que a extinção do processo, sem resolução do mérito, seria o mais acertado.

O processo prossegue na sua fase recursal.

 

Fonte: https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/286901

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165