27/10/2020

A dissolução do vínculo conjugal pela via extrajudicial

O isolamento, a quarentena, as abruptas alterações nos hábitos e rotinas, além das incontáveis restrições de toda ordem que a Pandemia Covid-19 impôs, vêm causando impactos significativos na ordem social.

 

Por corolário lógico, as relações pessoais são as mais afetadas, não demasiado afirmar, de forma mais específica, os vínculos conjugais.

 

O tempo de convívio direto pode desnudar realidades obstruídas pela rotina frenética que assola a maioria dos lares, não por acaso o significativo aumento na busca por informações relativas à separação, divórcio e dissolução de união estável.

 

Neste tocante, afora o tradicional processo judicial, o qual comporta tanto a forma litigiosa quanto a consensual, para esta última, há a previsão legal de extinção sob a forma extrajudicial.

 

Previsto no artigo 733 do Código de Processo Civil Brasileiro, a extinção do vínculo conjugal, quando se der de forma “amigável”, ou seja, quando as duas partes estiverem em consenso, de acordo, e não houverem filhos menores ou incapazes, entre outros requisitos específicos, o procedimento poderá ser efetivado através de escritura pública lavrada em cartório, com o acompanhamento de advogado.

 

Custas, documentos, procedimentos e prazos, devem ser verificados junto aos tabelionatos da localidade.

 

Litiana Trevisan

OAB/RS 74.782

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165