15/06/2021

A Indefinição do Uso da Taxa Selic para Condenações por Dívidas Civis

Retomado pela Quarta Turma do STJ (e mais uma vez adiado), o julgamento do processo (REsp 1081149), o qual discute o afastamento da taxa fazendária (Selic) para correção de condenações em dívidas civis, in casu, reparação entre particulares.

 

Precedente da Corte (EREsp 727.842), orienta que a taxa dos juros moratórios, referidos no artigo 406 do Código Civil, é a Selic, por ser esta aplicada aos pagamentos de impostos devidos à Fazenda Nacional.

 

Contudo, a discussão quanto à aplicação da Selic em dívidas de natureza civil em âmbito privado, tem como cerne os distintos marcos iniciais dos juros de mora e da correção monetária neste tipo de demanda, enquanto a taxa fazendária inclui, simultaneamente, juros e correção em seu cálculo.

 

Melhor explicando, em caso de responsabilidade extracontratual, os juros moratórios fluem a partir do evento danoso, forte a Súmula 54 do STJ, já se a condenação decorrer de relação contratual, o termo inicial da contagem é a citação; enquanto a correção monetária, é aplicada a partir da prolação da decisão que fixou o seu valor, consoante a Súmula 362 também do STJ.

 

Relator do recurso, o Ministro Luis Felipe Salomão, menciona o evidente conflito entre a aplicação da Selic e as duas Súmulas da Corte Superior, visto que a taxa engloba juros moratórios e correção monetária, logo a incidência desse índice pressupõe fluência simultânea desses dois fatores.

 

Outro ponto de discussão entre os julgadores, como destacado pelo Ministro Salomão: “A Selic é taxa que não reflete com perfeição e justiça o somatório de juros moratórios e a real depreciação da moeda. Não é um espelho do mercado, mas sim o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central no combate à inflação”, continua mencionando o forte componente político justamente porque tem como objetivo interferir na inflação para o futuro e não refletir a inflação passada.

 

O Ministro analisa ainda a consequência da adoção da Selic: o protelamento do pagamento da dívida dada a certeza do “baixo prejuízo”, observando que os juros de mora em 1% ao mês (artigo 161, §1º do CTN), de fato elevados, estimulam por outro lado as partes a conciliação, objetivando o estancamento do débito.

 

Conclui mencionando que: “Sua adoção na atualização de dívidas judiciais conduz a uma oscilação anárquica dos juros efetivamente pagos pela mora, com grandes distorções em relação ao mercado e injustiça gritante”. Para o Ministro o uso da taxa fazendária abre, inclusive, a hipótese de enriquecimento sem causa.

Fonte: https://www.conjur.com.br/2021-jun-01/turma-stj-adia-definicao-taxa-selic-dividas-civis

 

Litiana Trevisan

OAB/RS 74.782

 

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165