07/12/2021

A Representatividade Feminina Institucional e seus Reflexos Sociais

No próximo dia 10/12 ocorrerá em Brasília o seminário: “Por estas e Por outras”, projeto idealizado pelas Ministras do STF, e que terá como objeto a discussão acerca das oportunidades de trabalho, acesso à saúde, desigualdade de gênero e violência contra a mulher.

O evento contará com a participação da presidente do TST, da economista Maria Silvia Marques, das jornalista Flávia Oliveira e Ana Paula Araújo, da advogada Samara Carvalho Santos, da embaixadora do Canadá, da historiadora Heloísa Starling, da neurocientista Lúcia Willadino Braga, de Luiza Trajano e de de Zélia Duncan.

Iniciativas como esta buscam enaltecer as figuras femininas com representatividade na sociedade, e muito além de tratar sobre questões relacionadas a desigualdade, tem como foco disseminar o exemplo destas mulheres vencedoras em seus segmentos e áreas de atuação.

A violência contra a mulher está intrinsicamente ligada (entre outros fatores) à falta de perspectiva e a ideia de que não é possível sobreviver sem a figura masculina, o que acaba por impor a doentia submissão. Por isso é tão importante divulgar exemplos de vida que demonstrem que é possível sim viver e vencer sendo mulher!

Uma destas vitórias femininas ocorreu na última semana nas eleições das seccionais da OAB. Até então nenhuma das 27 seccionais estava sob a presidência de mulheres, contudo o que se viu com o resultado do último pleito, foi um número expressivo de eleitas para o comando da entidade por todo o país!

Entre os estados que contarão com mulheres no comando da entidade estão: São Paulo (a maior seccional do país), Bahia (com uma chapa 100% feminina), Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Temos advogadas comando as seccionais da OAB em praticamente todas as regiões do Brasil!

Esta vitória não pertence apenas as mulheres que alcançaram este cargo (ainda predominantemente masculino), mas a todas as mulheres que de alguma forma serão beneficiadas e assistidas com a mudança de paradigma de mais uma entidade!

 

Litiana Trevisan
OAB/RS 74.782

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165