09/03/2021

A responsabilidade do promitente vendedor pelos débitos condominiais inadimplidos pelo promitente comprador

Em recente decisão, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento de que o promitente vendedor pode ser responsabilizado pelas dívidas condominiais incidentes depois da alienação do imóvel, enquanto o bem esteve sob posse de comprador, se readquirir a titularidade pela rescisão do contrato de compra e venda.

A controvérsia objeto do Agravo Interno no Recurso Especial n.º 1.288.890-PR residia em definir se o promitente vendedor pode, ou não, ser executado pelos débitos condominiais estabelecidos em ação de cobrança, da qual não participou, e referentes ao período em que o promitente comprador esteve na posse do bem.

De acordo com o julgado, como regra, o promitente vendedor não possui responsabilidade sobre os débitos condominiais posteriores à alienação, contemporâneos à posse do promitente comprador, pois, ao alienar o imóvel, tem a intenção de desvincular-se do direito real sobre o bem.

Todavia, quando ocorre a rescisão do contrato de promessa de compra e venda, em virtude da reaquisição da titularidade, sua condição de proprietário e/ou titular de direito real sobre a coisa não se rompe, razão pela qual é responsável pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores à retomada do imóvel.

Assim, nos termos da jurisprudência firmada naquela Corte, sem prejuízo do direito de regresso, o promitente vendedor é parte legítima e pode ser responsabilizado pelos débitos condominiais posteriores à alienação e contemporâneos à posse do promissário comprador, se readquirir a titularidade do direito real sobre o bem imóvel anteriormente alienado.

Em voto-vista, a ministra Isabel Gallotti defendeu um entendimento ainda mais abrangente sobre o tema. Para ela, é importante consolidar que o condomínio pode exigir do promitente comprador, imitido na posse, o pagamento das cotas condominiais, independentemente de registro da promessa de compra e venda.

No entanto, esta diretriz não impede que as cotas sejam sempre cobradas de quem consta como proprietário no registro imobiliário, sob pena de descaracterizar o caráter propter rem da obrigação, em ofensa direta ao art. 1.345 do Código Civil.

Fonte: acórdão do Agravo Interno no Recurso Especial n. 1.288.890 (PR) -Superior Tribunal de Justiça.

Jênifer Chaves

OAB/RS 106.413

 

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165