18/05/2021

Artigo: É nula a sentença que homologa a partilha de bens, quando ausente a citação do companheiro do falecido

Com base na tese fixada pelo Tema 809 do Supremo Tribunal Federal, a qual considera inconstitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no artigo 1.790 do Código Civil brasileiro, deve ser aplicado, tanto nas hipóteses de casamento, quanto nas de união estável, o regime sucessório previsto no artigo 1.829 do Código Civil brasileiro.

Seguindo esse entendimento, em recente julgado proferido pela a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, restou anulada uma decisão homologatória de partilha de bens e a companheira do falecido declarada como única herdeira.

No caso analisado pela Corte, um dos irmãos do falecido veio a ajuizar a respectiva ação de inventário, indicando os demais irmãos como únicos herdeiros. Considerando que as partes consentiram com a forma de partilha dos bens, houve a homologação da partilha pelo juízo de primeiro grau, restando atribuídos os respectivos quinhões.

Contudo, antes de expedido o respectivo formal de partilha, sobreveio ao processo a informação de que o falecido convivia com uma companheira, a qual pleiteou sua habilitação como herdeira necessária, a qual, inclusive deveria ter sido citada quando do ajuizamento da ação pelo irmão.

Assim, o juízo veio a declarar nula a sentença anteriormente proferida, aplicando ao caso a previsão contida no artigo 1.829 do CCB e, consequentemente, tornando a companheira única herdeira, haja vista que não havia descendentes ou ascendentes na linha sucessória.

Inconformado, o irmão veio a interpor recurso ao Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, o qual entendeu por reformar a decisão ante o posicionamento de que o juízo do inventário não poderia ter declarado a insubsistência da sentença homologatória outrora proferida, uma vez que tal estaria acobertada pelo manto da coisa julgada material e, com isso, estaria fulminada a possibilidade de aplicação do Tema 809 do STF, o qual declara inconstitucional o artigo 1.790 do CCB.

Com a mudança abrupta na decisão, a companheira veio a apresentar recurso junto à Corte Superior, onde os ministros, por unanimidade, decidiram por reformar a decisão do Tribunal de Justiça, retornando, assim, os efeitos da sentença que declarou a companheira como única e legitima herdeira do falecido.

Conforme bem apontado pela Min. Nancy Andrighi, o ato do juízo do inventário se mostrou correto, visto que ao declarar a insubsistência da sentença homologatória de acordo de partilha entre os colaterais (irmãos), nada mais fez do que, em verdade, declarar a inexistência jurídica em virtude da ausência de citação daquela que, à época, seria litisconsórcio necessário (companheira do falecido). Assim, com base no Tema 809 do STF, a companheira se tornou a única legitimada a figurar na ação de inventário, tendo em vista a declaração de inconstitucionalidade do art. 1.790 do CCB, a qual determinou que a sucessão dos companheiros é regida pela mesma regra aplicável aos cônjuges.

Por fim, com base na jurisprudência da Corte, a ministra ressaltou que não é possível falar em coisa julgada de sentença proferida em processo no qual não se formou a relação jurídica necessária ao seu desenvolvimento.

Portanto, considerando o atual posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, alinhado ao entendimento vertido pelo Tema 809 do Supremo Tribunal Federal, mostra-se sedimentado o entendimento de que o companheiro, conviventes do falecido, deve figurar como litisconsórcio necessário nas ações de inventário, sendo sua posição na linha sucessória idêntica a do cônjuge.

Fonte: acórdão do Recurso Especial n. 1.857.852 (SP) - Superior Tribunal de Justiça.

Diego Neves de Oliveira – Advogado OAB/RS 105.296

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165