22/06/2021

Artigo: O CONTRATO DE TRABALHO HÍBRIDO: PRESENCIAL E O HOME OFFICE

No atual cenário da pandemia, inúmeras empresas foram obrigadas readequar suas atividades e modelos de operação por força da necessidade de restrição do número de empregados que poderiam ou não continuar trabalhando na forma presencial.

Nesse sentido, as empresas passaram a adotar uma das modalidades do teletrabalho, então regulado pela Lei nº 13.467/2017, com a adoção do trabalho em home office.

Todavia, no tempo em que as medidas de distanciamento social passaram a se tornar mais flexíveis, as empresas resgataram, ao menos em parte, o trabalho desenvolvido de forma presencial em suas dependências, porém, ainda assim, com certa necessidade de intercalar o trabalho presencial com o remoto.

Isto posto, surge o então denominado contrato de trabalho híbrido, em que empresas e empregados puderam ajustar a possibilidade realizar uma escala de intercalação entre o labor realizado na modalidade presencial e home office.

Contudo, considerando que não existe legislação específica que regule a natureza deste contrato, tem-se que, para maior segurança jurídica, o empregador deverá documentar a implementação desta modalidade de trabalho, através da realização de aditivo contratual, utilizando-se das regras constantes do CAPÍTULO II-A / DO TELETRABALHO da CLT.

O referido aditivo contratual, de modo geral, possui o condão de garantir que tanto o empregador quanto o empregado fiquem justos e acordados quanto ao modelo híbrido, o qual ainda será acompanhado de um termo de instrução quanto ao exercício do trabalho em home office com vias de elucidação das mínimas regras para fins de garantir a segurança e saúde do trabalhador, na forma do artigo 75-E da CLT.

Ainda do aditivo, deverá constar expressamente quais atividades serão realizadas no trabalho remoto, conforme prevê o art. 75-C, caput, da CLT.

Quanto ao registro da jornada, o controle fica mantido para o desenvolvimento do trabalho presencial e, dispensado para o trabalho prestado em home office, na forma do enquadramento dado pelo inciso III do art. 62 da CLT.

Portanto, levando-se em conta que muitas empresas tiveram sucesso na adaptação deste novo modelo de trabalho, tudo indica que o modelo deverá permanecer ativo, ainda que findas as restrições impostas pela pandemia, assim, o importante é regularizar a situação para que todos tenham segurança jurídica na relação estabelecida.

Matheus Van Der Sand

OAB/RS 113.765

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165