24/04/2020

Ato Declaratório Executivo 15 CODAC - Altera Procedimentos para Preenchimento da GFIP em relação às Medidas de Enfrentamento ao Coronavírus

O Ato Declaratório Executivo 15 – CODAC, editado em 17 de abril de 2020, altera os termos normativos estipulados no Ato Declaratório Executivo 14 – CODAC, datado de 13 de abril de 2020, que contém orientações sobre o preenchimento da GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e informações à Previdência Social), referente às medidas adotadas para enfrentamento da pandemia decretada face ao novo coronavírus, COVID19.

A alteração consiste em esclarecer que a dedução correspondente aos primeiros 15 dias subsequentes ao do afastamento do segurado empregado que importe na incapacidade temporária para o trabalho seja, COMPROVADAMENTE, decorrente de SUA CONTAMINAÇÃO, e somente os casos em que a CONTAMINAÇÃO FOI CONFIRMADA, PELO CORONAVÍRUS (Covid-19).

A dedução poderá ser efetuada em relação aos afastamentos que ocorrerem dentro do período de 3 (três) meses, contados de 2 de abril de 2020, prazo que poderá ser prorrogado por ato do Poder Executivo durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional da Covid-19, além de adequações e orientações quanto ao disposto normativo da MP 936 de 01 de abril de 2020 no que se refere a redução da jornada laboral e eventual suspensão do contrato de trabalho.

O Ato Declaratório Executivo 15 - CODAC dispôs sobre as seguintes alterações:

1) Em caso de redução proporcional da jornada de trabalho e de salário de empregado por até 90 dias conforme autoriza a MP 936/2020, deverão ser observados, no preenchimento da GFIP, os seguintes procedimentos:

a) informar como remuneração do trabalhador a que resultar da aplicação do percentual de redução de 25%, 50% e 70%, como previsto no inciso III do art. 7º ou no § 1º do art. 11, da Medida Provisória nº 936, de 2020; e

b) observar, no que couber, o disposto no Ato Declaratório Executivo 13 - CODAC, de 27 de março de 2020, por empresas com trabalhadores com apenas um vínculo empregatício, que prestam serviço para mais de um tomador e que devam ser informados em um mesmo movimento do Sefip, mediante utilização dos códigos 150 ou 155, e no Ato Declaratório Executivo 7 - CODAC, de 13 de fevereiro de 2020, que trata sobre o preenchimento da GFIP, no caso de Contrato de Trabalho Verde e Amarelo.

2) Em caso da suspensão temporária do contrato de trabalho de empregado pelo prazo máximo de 60 (sessenta) dias, deverão ser observados, no preenchimento da GFIP, os seguintes procedimentos:

a) informar no campo "Código de Movimentação", a movimentação Y - Outros motivos de afastamento temporário; e

b) informar, após o término do período de suspensão, a movimentação Z5 - Outros retornos de afastamento temporário e/ou licença.

3) Não devem constar da GFIP as informações relativas ao empregado sem remuneração, cujo contrato de trabalho tenha permanecido suspenso durante a vigência de todo o mês de referência.

4) Não deve ser informado na GFIP o valor da ajuda compensatória mensal concedida pelo empregador ao empregado, em decorrência da redução de jornada de trabalho e de salário, ou da suspensão temporária do contrato de trabalho.

5) Não se aplica ao contrato de trabalho intermitente, os procedimentos para informação da GFIP, referente a suspensão temporária do contrato de trabalho, estipulados pelo Ato Declaratório Executivo 15 – CODAC.

6) Na primeira competência em que se verificar empresas com empregado sem remuneração, cujo contrato de trabalho tenha permanecido suspenso durante todo o mês e desde que não tenham ocorrido outros fatos geradores, a empresa/contribuinte deverá enviar GFIP Sem Movimento.

A integra da normativa está disponível no link: http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=108602

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165