01/02/2024

Considerações Sobre o Plano Nova Indústria Brasil

- O Plano Nova Indústria Brasil é composto por um conjunto de instrumentos públicos de apoio ao setor produtivo, que incluem financiamentos, subsídios, investimentos, incentivos tributários e compras governamentais. O programa também usa novos mecanismos de captação, como a linha de crédito de desenvolvimento (LCD), e políticas voltadas para a transição ecológica e a inovação tecnológica.

- O programa tem seis missões relacionadas à ampliação da autonomia, à sustentabilidade e à modernização do parque industrial brasileiro. Entre os setores que receberão atenção, estão a agroindústria, a saúde, a infraestrutura urbana, a tecnologia da informação, a bioeconomia e a defesa. Para cada missão, há metas a serem cumpridas até 2033, como aumentar a participação da agroindústria no PIB, atender 70% das necessidades nacionais na produção de insumos de saúde, reduzir em 20% o tempo de deslocamento nas cidades, digitalizar 90% das indústrias, cortar em 30% a emissão de carbono da indústria e garantir 50% de autonomia na produção de tecnologias críticas para a defesa.

- A maior parte dos recursos, R$ 300 bilhões, virá de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Os financiamentos do BNDES relacionados à inovação e digitalização serão corrigidos pela Taxa Referencial (TR), que é mais baixa que a Taxa de Longo Prazo (TLP). Os financiamentos da Finep e da Embrapii serão destinados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com recursos não reembolsáveis ou participação acionária.

- Além dos financiamentos, o programa prevê outros instrumentos de apoio à indústria, como subvenções governamentais, créditos tributários, transferência de tecnologia, propriedade intelectual, infraestrutura da qualidade, regulação, encomendas tecnológicas e requisitos de conteúdo local. As subvenções serão concedidas por meio de editais públicos para projetos de interesse estratégico. Os créditos tributários serão oferecidos para empresas que investirem em inovação, sustentabilidade e exportação. A transferência de tecnologia, a propriedade intelectual, a infraestrutura da qualidade e a regulação serão aprimoradas para estimular a competitividade e a proteção da indústria nacional. As encomendas tecnológicas e os requisitos de conteúdo local serão utilizados para fomentar a demanda por produtos e serviços nacionais, especialmente nas áreas de defesa, saúde e infraestrutura.

 

Fontes: Agência Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, G1, UOL Economia

 

Desbravando as Oportunidades:

 

Como Empresas Podem Aproveitar o Plano Nova Indústria Brasil

 

Para que as organizações possam desfrutar dos benefícios, linhas de crédito e incentivos oferecidos, é imperativo adotar uma abordagem estratégica e diligente.

Para se habilitar às linhas de financiamento e incentivo do plano, as empresas devem apresentar projetos que estejam alinhados com as missões e metas da Nova Indústria Brasil, que demonstrem viabilidade técnica e econômica, que tenham potencial de geração de emprego e renda, que contribuam para a transição ecológica e a inovação tecnológica, e que atendam aos critérios de elegibilidade e seleção de cada instrumento. As empresas também devem estar em dia com as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, e não ter restrições cadastrais ou creditícias.

Em meio às oportunidades apresentadas pelo Plano Nova Indústria Brasil, as empresas que adotam medidas estratégicas, inovam e se comprometem com a sustentabilidade estarão em posição privilegiada para colher os benefícios. Ao seguir essas providências, as organizações não apenas se habilitam às linhas de financiamento e incentivo, mas também contribuem para o fortalecimento da economia nacional.

 

  1. Análise Detalhada dos Requisitos:

Antes de tudo, as empresas devem realizar uma análise minuciosa dos requisitos estabelecidos pelo programa. Isso envolve compreender as metas do plano, os setores elegíveis e os critérios específicos para participação.

 

  1. Documentação Transparente:

A transparência na documentação contábil e fiscal é crucial. Certificar-se de que todas as informações estejam em ordem e devidamente organizadas fortalece a credibilidade da empresa ao pleitear os incentivos fiscais propostos pelo plano.

 

  1. Inovação e Sustentabilidade:

As empresas podem maximizar seus benefícios ao integrar práticas inovadoras e sustentáveis em seus projetos. Isso não apenas alinha os objetivos da empresa com as diretrizes do programa, mas também reforça a responsabilidade ambiental e social.

 

  1. Explorando Benefícios Fiscais:

O Plano Nova Indústria Brasil oferece redução de impostos para empresas que investem em áreas estratégicas, como pesquisa e desenvolvimento. Entender as nuances desses benefícios fiscais é vital para otimizar o impacto financeiro positivo.

 

  1. Acesso a Linhas de Crédito Favoráveis:

Uma das peças-chave do plano são as linhas de crédito com taxas vantajosas. Empresas devem identificar as opções disponíveis e alinhar suas necessidades de financiamento aos requisitos do programa, assegurando uma utilização eficiente desses recursos.

 

  1. Subsídios e Facilitação de Recursos:

Para estimular o crescimento e a competitividade, o plano oferece subsídios e facilita o acesso a recursos financeiros. Empresas devem estar atentas aos processos de solicitação e garantir que suas propostas estejam alinhadas com as diretrizes do programa.

 

Alex  Sandro Soares da Silva

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165