08/11/2021

DAÇÃO EM PAGAMENTO DE IMÓVEL, ANTES DA CITAÇÃO, AFASTA O RECONHECIMENTO DE FRAUDE À EXECUÇÃO, MESMO QUE AUSENTE O REGISTRO

A fraude à execução se configura quando, citado o executado, este se desfaz de seus bens, impossibilitando a penhora e a satisfação do crédito perquirido pelo credor.

Quanto ao ponto, a Súmula 375 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elenca que o reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente.

Ou seja, o reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente, sendo dever do credor provar que o terceiro adquirente tinha conhecimento da demanda capaz de levar o alienante à insolvência.

De igual modo, o STJ adota o entendimento de não se caracterizar fraude quando pré-existente contrato de promessa de compra e venda de imóvel, anterior à citação do executado, ainda que desprovido de registro perante o competente Registro de Imóveis.

Desta forma, a presunção de boa-fé é o princípio geral de direito universalmente aceito. Sendo milenar a parêmia: boa-fé se presume, a má-fé se prova.

E com base nesse posicionamento, o STJ tem mantido o entendimento que, mesmo em casos que envolvam dação em pagamento e não compromisso de compra e venda, é plenamente possível de se aplicar o mesmo entendimento de modo a afastar a ocorrência de fraude.

Assim, em recente julgado proferido pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (REsp 1.937.548 – MT 2021/0034916-5), reafirmou-se o entendimento de que, para aferir a existência de fraude à execução, importa a data de alienação do bem, e não o seu registro.

No julgamento, o colegiado deu provimento ao recurso especial em que a parte havia recebido 35% de um imóvel como pagamento por serviços advocatícios, e o proprietário do bem sustentaram não ter havido fraude à execução, pois esta só foi ajuizada depois da alienação – o que afastaria a má-fé alegada pela parte credora.

Para os julgadores, não ficou configurada, nos autos, a fraude à execução, até porque o posterior registro dessa dação em pagamento não modificaria a data em que o bem foi alienado, restando, assim, reformada a decisão que havia declarada a fraude à execução e determinada a desconstituição de eventuais penhoras sobre o bem.

Diego Neves de Oliveira

OAB/RS 105.296

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165