21/12/2021

Empreender em 2021 e os Reflexos do Direito do Trabalho

O ano de 2021 foi de muitas incertezas para o Direito do Trabalho, tanto no âmbito legislativo como no judiciário. Viu-se mudanças de posicionamentos constantes sobre os mesmos temas, o que tornou a atividade do advogado consultivo e preventivo ainda mais árdua.

Como consequência, o empresário também sofreu os reflexos de tantas mudanças, tendo que se adaptar às novas realidades. Empreender no Brasil também tornou-se atividade árdua e aqueles que mantém seu nível de crescimento e evolução mesmo diante de tantas inconstâncias precisam ser exaltados.

No Direito do Trabalho, em 2021, vimos inconstâncias no entendimento sobre a possibilidade de aplicação de justa causa a empregados que se recusassem a se vacinar contra COVID-19. O tema se tornou conflitante quando foi lançada a Portaria 620, que contrariava parecer do MPT, julgados dos Tribunais e o próprio entendimento do STF sobre a obrigatoriedade da vacinação.

Em 2021, foram concedidos pelo Governo Federal benefícios financeiros e trabalhistas em decorrência da pandemia da COVID-19, como os da Lei 14.128, destinada a profissionais de saúde, e das Medidas Provisórias 1.045 e 1.046.

Foi objeto de muito debate neste ano, a Lei 14.151, que determinou o afastamento das gestantes do trabalho presencial, que, embora ainda esteja em votação o seu fim, está em plena vigência e seus efeitos ainda serão vistos na Justiça do Trabalho nos próximos anos.

Em 2021, foram julgadas no STF ações de grande repercussão, as ADCs 58 e 59, que determinam como índice único de correção de créditos trabalhistas na fase processual a SELIC, sem cumulação com outros juros. Além disso, foi julgada a polêmica ADI 5.766, que reconheceu a inconstitucionalidade de artigos da reforma trabalhista que obrigavam o empregado ao pagamento de custas e honorários nos processos.

Em novembro deste ano, foi lançado o Decreto 10.854, que compila e unifica diversas portarias e normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, mas também traz diversos regramentos com reflexos importantes para o Direito do Trabalho.

Neste ano, viu-se também a recriação do Ministério do Trabalho pelo Governo Federal e, no dia 16 de dezembro, foi sancionada a Lei 14.261 com a sua recriação e sua nova estrutura.

Diante disto, esta breve retrospectiva serve para dizer que não foi fácil empreender em 2021 e que esta missão se torna mais dura a cada dia.  Em 2022, novos reflexos da pandemia e das novas legislações serão vistos e a missão de uma nova eleição presidencial tornará estes efeitos ainda mais acentuados.

Manter postos de trabalho, respeitar a legislação, recolher impostos e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país é uma missão complexa e que merece ser valorizada em todos os aspectos. Portanto, em 2022, deseja-se ao empresário um ambiente com maior segurança jurídica para exercer suas atividades.

 

Rodrigo Fagan

OAB/RS 105.139

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165