28/12/2021

ESTILO DE VIDA E SAÚDE

Nas últimas décadas, a tecnologia cresceu muito, e isso também repercutiu na saúde: novos equipamentos para diagnóstico, melhoria de técnicas cirúrgicas, novos medicamentos. Houve sem dúvida aumento na expectativa de vida. Mas será que a qualidade de vida acompanhou na  mesma proporção?

Infelizmente na contramão deste progresso, a humanidade dorme pior, abusa de substâncias como álcool, drogas não lícitas e tabaco, come mal, ficou mais sedentária e descuida dos relacionamentos interpessoais. Mais de 80% dos custos com saúde nos Estados Unidos está vinculado ao tratamento de condições como hipertensão, doenças cardíacas, AVC, diabetes tipo 2, obesidade e múltiplos cânceres, doenças muito relacionas às escolhas do estilo de vida.

Com tudo isso, não é de se estranhar, que os transtornos mentais cresceram muito também, cujo pior desfecho é o suícidio. No Brasil, são registrados mais de 13 mil suicídios por ano e mais de um milhão no mundo. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza o setembro amarelo, com o objetivo de alertar a população, prevenir e reduzir essa triste realidade.

Era urgente mudar esse panorama, já que as pioras nos índices de saúde estavam muito relacionados ao estilo de vida. Surge, então, a Medicina do Estilo de Vida, que visa mudanças nos 6 pilares: nutrição, especialmente “plant based”, prática regular e consistente de atividade       física, controle do estresse, manejo do abuso de substâncias como álcool e tabaco, melhoria na  qualidade do sono, e bons relacionamentos.

Para que consigamos as mudanças no estilo de vida, é necessário envolvimento de toda a sociedade: órgãos governamentais, empresas, escolas, profissionais da área de saúde. Juntos conseguiremos uma população menos medicada e de fato mais saudável.

 

Dra. Fátima Sertório

CRM nº 20.006/RS

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165