28/10/2020

Fraude à execução, os percalços que envolvem a cobrança de uma dívida.

Um dos grandes dilemas vividos por aqueles que buscam cobrar uma dívida na esfera do direito civil é a não localização de bens em nome do devedor.

 

Contudo, em muitos casos a ausência de bens em nome do devedor não se mostra real e ocorre apenas com o objetivo de enganar credores e o próprio judiciário, uma vez que, apesar de juridicamente não existir qualquer patrimônio em nome do devedor, o mesmo vem a ostentar uma vida de luxo e regalias das quais não se justificam a origem.

 

Desse modo, muitas vezes, o credor se mostra prejudicado ante a falta de provas que possa vir a demonstrar a existência de fraude perpetrada pelo devedor.

 

Todavia, em recente julgado proferido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, restou determinada a penhora de valores em conta bancária de terceira pessoa, a qual se apresentava como funcionária do devedor, a fim de garantir o crédito perseguido.

 

Em um caso concreto, o credor veio a ter seu pedido de bloqueio de ativos junto a conta de terceira pessoa, que pagava contas do devedor, motivo pelo qual veio a apresentar recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 

No Tribunal, os julgadores entenderam de forma contrária ao posicionamento do juízo da causa, pois para os mesmos o fato trazido ao processo demonstrava a existência forte de indícios de fraude à execução.

 

Tal fato decorreu uma vez que o credor trouxe ao processo indícios de que estaria ocorrendo o desvio de recursos pelo devedor, pois constatado que terceira pessoa vinha realizando o pagamento vultuoso das mensalidades escolares de seus filhos.

 

Assim, com base no que restou apurado, constatou-se a presença forte de uma possível fraude à execução, com a ocultação de patrimônio por meio de manutenção de ativos financeiros em conta bancária de terceiros, motivo pelo qual restou concedido o pedido do credor para fins de arresto liminar do crédito perseguido.

 

Como visto no caso acima, bem como pela prática forense, a cobrança de dívidas se mostra extremamente complexa, em especial quando o devedor busca ludibriar tanto o credor quanto o próprio Judiciário de modo que cabe aos julgadores, analisar com afinco as provas trazidas aos autos, em especial aquelas que demonstram a existência de indícios de fraude a execução, para que, assim, se possa fazer justiça para com o credor.

 

Este artigo se refere a decisão proferida no Agravo de Instrumento nº 2217833-52.2019.8.26.0000, que pode ser acessada junto ao website www.tjsp.jus.br.

 

Diego Neves de Oliveira

Advogado – OAB/RS 105.296

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165