01/02/2019

ICMS SOBRE AS TARIFAS DE USO DOS SISTEMAS DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA (TUST E TUSD)

Diante das reiteradas consultas sobre a validade da exigência do ICMS sobre as tarifas relativas ao Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (TUSD) e ao Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica (TUST), apresentamos pequeno resumo sobre o atual entendimento jurisprudencial sobre a matéria.

Por primeiro, cumpre destacar que existem dois grupos de consumidores de energia elétrica:

(i) consumidor cativo, que é o pequeno e médio consumidor que não pode escolher livremente o seu fornecedor de energia elétrica; e,

(ii) consumidor livre, que é o grande consumidor de energia, apto a escolher seu próprio fornecedor (hidrelétricas ou agentes de geração/comercialização de energia).

No que tange à posição do Poder Judiciário sobre a matéria, observamos que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul possui entendimento pacificado no sentido de que, para o consumidor cativo, a base de cálculo do ICMS é o preço final da operação, o qual inclui o preço da distribuição, da transmissão e da produção da energia. Logo, o Tribunal tem se posicionado como sendo regular/válida a inclusão da "TUST - Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão" e da "TUSD - Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição" na base de cálculo do ICMS.

Com relação ao consumidor livre, o TJRS, em sentido oposto, possui diversos julgados favoráveis aos contribuintes, entendendo que as tarifas de TUST e TUSD não compõem a base de cálculo do ICMS.

Nas Instâncias Superiores, o Superior Tribunal de Justiça, de longa data, vem decidindo que “as tarifas TUST e TUSD não integram a base de cálculo do ICMS para os consumidores livres”.

No entanto, em recente decisão proferida pela 1ª Turma do STJ quando do julgamento do REsp 1.163.020 (DJe 27/03/2017), por apertada maioria ficou decidido que o ICMS incide sobre todo o processo de fornecimento de energia elétrica, sendo que a TUST e a TUSD compõem o preço final da operação e, consequentemente, a base de cálculo do ICMS.

Por sua vez, contrariamente a esta única decisão desfavorável ao consumidor livre, a 2ª Turma do STJ, quando do julgamento do REsp 1.649.658/MT (DJe 05/05/17), por unanimidade, visando preservar a jurisprudência dominante do STJ sobre o assunto, entendeu não ser recomendável dar-se uma guinada no entendimento desta matéria e manteve o  sufragado posicionamento de que para os consumidores livres de energia “as tarifas TUST e TUSD não integram a base de cálculo do ICMS.”

Diante deste cenário, observamos que, em relação aos consumidores cativos, o Poder Judiciário tem proferido decisões pela tributação das respectivas tarifas (TUSD e TUST). Já com relação aos consumidores livres de energia, o TJRS e 2ª Turma do STJ têm proferido decisões favoráveis no sentido de que as tarifas TUST e TUSD não integram a base de cálculo do ICMS.

Nossos advogados parceiros poderão esclarecer quaisquer dúvidas acerca do assunto, bem como dos procedimentos a serem adotados para a recuperação dos valores recolhidos indevidamente.

Dr. Marcelo S. Poltronieri

Advogado Parceiro

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165