22/03/2021

Inovação Sustentável Empresarial em meio a uma crise de saúde global: O caso Boaonda

Com a pandemia originada pelo COVID-19, criando uma crise sem precedentes na memória viva, não há um elemento de nossas vidas que tenha permanecido inalterado. E isto é especialmente verdade para as empresas, tanto faz se você possui um negócio próprio, ou se depende de um salário mensal. A pandemia global de 2020/2021, porém, não é a primeira crise com a qual as empresas modernas têm que lidar neste mundo globalizado hodierno. Tomando, por exemplo a crise financeira de 2008, acrescentando a crise ambiental (clima, poluição e biodiversidade), e o crescimento da desigualdade social global. A globalização iniciada nos anos ’70 se mostra como um fator exponencial na realidade atual, uma realidade onde a interconexão pode expandir uma doença muito rapidamente pelo planeta. Sua maior força (o movimento fluido de capital, empregos, pessoas e manufatura) também comprovou ser o maior mal para o mundo: o vírus se espalhou rapidamente por um mundo hiper-conectado.

John F Kennedy afirmou em tempos que a palavra chinesa para crise implica perigo e oportunidade de significado. Embora em termos de etimologia ele possa estar um pouco equivocado, o sentimento é bem verdadeiro: uma crise sempre apresenta uma chance. Isto é particularmente verdadeiro, onde enfrentamos a tarefa de proteger a vida de centenas de milhares de pessoas, a saúde de milhões e a subsistência de bilhões de pessoas. Mas enquanto lutamos, devemos aproveitar a oportunidade também para criar uma sociedade nova, mais resistente, saudável e igualitária, que viva em equilíbrio com a natureza.

Mais do que nunca, precisamos de empreendedorismo sustentável e inovação. O coronavírus provou mais uma vez que a sustentabilidade é o único caminho a seguir. O empreendedorismo sustentável tem a geração de lucro como um de seus três pilares, mas vai muito mais longe do que isso. Ele oferece valor agregado social e soluções de longo prazo que beneficiam o planeta e a sociedade e trazem mudanças positivas.

Um passo importante é produzir e/ou oferecer produtos e serviços sustentáveis, tais como calçados sustentáveis. O produtor brasileiro de calçados Boaonda é um excelente exemplo de como, em meio a uma crise, uma empresa pode se comprometer plenamente com a sustentabilidade e a inovação para garantir seu futuro, reduzir seu impacto negativo sobre o meio ambiente, criar um melhor ambiente de trabalho para todos os seus funcionários e estar um passo à frente da concorrência quando esta crise finalmente chegar ao fim.

Boaonda é um fabricante de calçados plásticos que utiliza diferentes tipos de plástico como matéria-prima. O plástico necessário para a produção de seus calçados, era comprado como matéria-prima, e apenas parte dele era usada para produzir os calçados. Os resíduos eram descartados sem prestar mais atenção aos aspectos ambientais. Entretanto, no início da pandemia do COVID-19, Boaonda percebeu que esta não era a maneira correta de abordar o processo e começou a buscar a especialização nesta área para trabalhar de forma mais eficiente, mais econômica e mais sustentável. 

Hoje em dia, Boaonda não gera nenhum resíduo plástico, pois todos as sobras geradas no processo de produção são coletadas, microprocessados e transformadas em matéria-prima para um novo modelo de calçado. Desta forma, os recursos financeiros são economizados/gerados de três maneiras. Na compra (menos matéria-prima é necessária para a produção), nos custos de descarte (muito menos resíduos são gerados), e na venda da linha de calçados sustentáveis chamada Hope.

As mudanças não se limitam ao acima descrito. Como mencionado anteriormente, a sustentabilidade empresarial consiste em três pilares: social, econômico e ambiental. Em termos de meio ambiente, Boaonda já faz a diferença reciclando e reutilizando seus resíduos. Além disso, Boaonda firmou um contrato para consumir somente eletricidade de fontes sustentáveis a partir de fevereiro de 2021 e estabeleceu uma política de separação de resíduos dentro da empresa. Muitos progressos também tem sido feito na área social. A economia financeira e os ganhos gerados pelo projeto de sustentabilidade foram investidos em climatizadores sustentáveis na área de produção, que podem baixar a temperatura para os funcionários em até 12 graus, melhorando muito o bem-estar dos trabalhadores da fábrica. Um comitê de sustentabilidade também foi criado, e caixas de sugestões foram instaladas onde os empregados podem dar sua contribuição para que Boaonda possa agir de acordo com as idéias dadas por seus empregados. Quanto aos números; 95% de todos os resíduos de fabricação são reutilizados ou reciclados no momento, um novo calçado Boaonda contém pelo menos 60% de material reciclado e é 100% reciclável em um novo Boaonda, as emissões de CO2 foram drasticamente reduzidas, e as emissões de CO2 que existem são compensadas com o plantio de árvores. Tudo isso aconteceu sem grandes investimentos e no período de alguns meses no meio de uma pandemia, com a ajuda da TDL Brasil.

A atitude da Boaonda em implementar um projeto de sustentabilidade, mostra que a crise foi convertida em uma oportunidade para a continuidade do seu negócio, impactando não apenas financeiramente, mas também na vida dos seus empregados e no consumo pelo planeta positivamente. O esforço que Boaonda fez durante estes tempos de pandemia global garante que a empresa sairá da situação mais forte do que nunca, e muito melhor preparada para lidar com qualquer crise que venha a ocorrer. E isto não foi apenas por causa das vantagens para a marca e seus clientes, mas também simplesmente por necessidade. Pensar sempre pelo menos um passo à frente para apresentar ideias inovadoras não será um luxo, mas uma necessidade no futuro.

A pandemia dá um impulso à sustentabilidade. Gestões inovadoras estão sendo criadas e tecnologias estão sendo aprendidas a um ritmo rápido pelos consumidores (tanto nacionais quanto internacionais) e sua mudança de comportamento exige mais transparência. Não tenha dúvidas de que a sustentabilidade é essencial para mantença do seu negócio. Sem sustentabilidade as empresas não sobreviverão, este é o único caminho a seguir!

Por Ties de Leijer | Consultor de Negócios Sustentáveis na TDL Brasil

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165