22/02/2024

MTE - Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET)

O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) tem previsão no artigo 628-A da CLT, que instituiu a comunicação eletrônica entre a Auditoria-Fiscal do Trabalho e o empregador. Trata-se de uma ferramenta exclusiva do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Quem precisa acessar o DET?

 

O DET se aplica a todos aqueles sujeitos à inspeção do trabalho, que tenham ou não empregados, ou seja, se aplica a todos os empregadores, inclusive os domésticos.

 

O DET é OBRIGATÓRIO?

 

O Domicílio Eletrônico Trabalhista por ser a nova ferramenta oficial do MTE, é sim obrigatória e exclusiva de comunicação e de serviços digitais do Serviço de Inspeção do Trabalho, ou seja, da fiscalização trabalhista a cargo do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Cronograma de implantação:

 

A partir de 01/03/2024: aos empregadores dos grupos 1 e 2 do eSocial;

 

A partir de 01/05/2024: aos empregadores dos grupos 3 e 4 do eSocial e empregadores domésticos.

 

Como será o acesso?

 

O acesso ao DET será realizado através de autenticação por meio da conta gov.br, pelo sita www.det.sit.trabalho.gov.br. Assi que realizado o cadastro o empregador deverá informar uma palavra-chave e um e-mail para receber alertas do sistema.

 

O empregador poderá outorgar uma procuração a um terceiro para acessar o DET em seu nome, através do Sistema de Procuração Eletrônica – SPE, disponível em https://spe.sistema.gov.br

 

O manual com o passo a passo para implantação do DET, pode ser acessado em: https://det.sit.trabalho.gov.br/manual

 

Como serão os prazos de ciência?

 

A empresa será considerada ciente da comunicação entregue pelo MTE na caixa postal do DET no dia em que for realizada a consulta eletrônica ou, automaticamente, após um prazo de 15 dias corridos quando não houver consulta.

 

Orientamos que a empresa acesse de 15 em 15 dias para não haver perdas em razão do prazo automático.

 

As comunicações entre o MTE e Empresa serão realizadas somente através do DET e dispensam a sua publicação no Diário Oficial e o seu envio por via postal.

 

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165