18/11/2020

NOTA TÉCNICA 51520/2020 DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA – DÉCIMO TERCEIRO E FÉRIAS

Na data de 17/11/2020, foi publicada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Trabalho, a Nota Técnica 51520/2020/ME, que analisa os efeitos dos acordos de redução de jornada e salário e suspensão do contrato de trabalho em décimo terceiro e férias. Assim, diante de todos os entendimentos diversos na doutrina trabalhista, a nota técnica , a qual embora não tenha efeitos de lei, mas serve de parâmetro para entendimentos jurisprudenciais futuros, nstrui como devem ser pagos décimo terceiro e férias:

- 13º salário:

Se a suspensão do contrato foi de período igual ou superior a 15 dias naquele mês, deixa-se de pagar 1/12 avos referentes àquele mês. Por exemplo: suspensão de 1 mês iniciou em 13 de abril de 2020. Deixa-se de pagar 1/12 avos do mês de abril, pois a suspensão foi maior que 15 dias naquele mês (todavia, paga-se referente a maio, pois inferior a 15 dias).

Na redução, como há trabalho, paga-se integral.

A base de cálculo do 13º é o salário integral do mês de dezembro, ainda que haja redução ou suspensão naquele mês.

- Férias:

Os meses de suspensão não são computados como período aquisitivo de férias.

Os meses de redução são computados como período aquisitivo.

A suspensão ou redução não impactam no valor das férias.

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165