15/05/2018

Nova Portaria FEPAM - Sistema MTR Online

No dia 24 de abril, foi publicada no Diário Oficial do Estado a Portaria FEPAM n° 033/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos – “Sistema MTR Online’’ no Rio Grande do Sul, para o controle da expedição, transporte e recebimento de resíduos sólidos.

De acordo com a nova Portaria, toda movimentação de resíduos sólidos no Estado deverá ser registrada no Sistema MTR Online, devendo o gerador, o transportador e o destinador atestarem, sucessivamente, a efetivação do embarque, transporte e recebimento dos resíduos no Sistema.

A norma estabelece que uma via impressa do MTR deverá acompanhar o transporte dos resíduos, sendo que o gerador é responsável e o transportador é corresponsável pelo cumprimento de tal obrigação, independentemente de quem seja o emissor do MTR. De acordo com a Portaria, o transportador tem o dever de apresentar o documento à fiscalização, quando solicitado. Além disso, é dever do destinador a baixa do MTR recebido e a emissão do Certificado de Destinação Final (CDF) referente aos resíduos recebidos. O CDF é o meio pelo qual os destinadores atestam a efetiva destinação dos resíduos sólidos recebidos e deve ser emitido pelo próprio Sistema MTR Online.

A Portaria também prevê que os geradores, transportadores e destinadores devem declarar trimestralmente, no Sistema MTR Online, toda a movimentação de resíduos sólidos, por meio da Declaração de Movimentação de resíduos (DMR).

Salienta-se que a norma em comento dispõe sobre as exceções ­que estão desobrigadas ao registro no Sistema MTR Online, tais como os resíduos de construção civil (exceto quando perigosos) e resíduos sólidos que tenham acordos de logística reversa implantados com documentação própria de coleta e destinação.

Ademais, a Portaria fixa o prazo de 30/06/2018, a partir de quando o Sistema Online de MTR será o único meio válido para documentar a movimentação de resíduos no Estado.

Por fim, a Portaria torna sem efeito as Portarias anteriores n° 08/2018 e 10/2018 e revoga a Portaria n° 034/2009.

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165