08/03/2021

O QUE PODE OU NÃO SER VENDIDO EM FACE DO DECRETO Nº 55.782, DE 5 DE MARÇO DE 2021.

Com a proibição da venda presencial de produtos considerados não essenciais nos supermercados, surgiram muitas dúvidas acerca da classificação de determinados itens vendidos em supermercados ou similares.

Diante dessa incerteza dos consumidores e do próprio setor varejista, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) emitiu o enunciado interpretativo nº 03/2021, para deixar mais claro o decreto que estipulou as restrições.

Conforme a PGE, bens e produtos essenciais são aqueles produtos de alimentação, saúde e higiene, bem como aqueles indispensáveis às necessidades inadiáveis, cuja falta pode colocar em risco a sobrevivência, a saúde e a segurança da comunidade.

Nesse rol estão incluídas as bebidas de qualquer tipo; alimentos, para uso humano ou veterinário; itens de saúde e higiene, humana e animal, dentre outros.

São também considerados essenciais os insumos necessários para as atividades essenciais.

Deste modo, materiais para preparo e armazenamento de comida, como talheres, pratos, copos, formas, panelas, potes e outros, além de produtos como lâmpadas, velas, isqueiros e fósforos, estão com venda liberada.

Também são considerados essenciais os materiais de construção; ferramentas; materiais escolares; itens relacionados às telecomunicações, como recarga de celular pré-pago, carregadores de celular e bens e produtos necessários para o reparo ou conserto de telefones celulares.

Por outro lado, eletrodomésticos, roupas e produtos de decoração não são considerados essenciais e, deste modo, não está autorizada sua venda e exposição durante os horários e períodos em que for vedada a comercialização desses itens, em estabelecimentos que ofereçam mais de um tipo de bem, como supermercados.

Estes produtos deverão ficar cobertos por lonas ou sofrer restrição de acesso nos corredores, a impedir o acesso aos clientes, e poderão ser vendidos somente por tele-entrega.

Em caráter excepcional, o governo do Estado autorizará a venda presencial de plantas e flores naturais até as 19h59 do dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher). A partir da 0h do dia 9 de março, a venda passa a ser autorizada apenas por tele-entrega, e esses itens também não poderão estar ao alcance do cliente nas lojas.

Estas restrições são aplicáveis em todo o território do Estado a partir desta segunda-feira (8/3).

A íntegra do Enunciado 03/2021 pode ser acessada pelo link: https://www.pge-admin.rs.gov.br/upload/arquivos/202103/06180604-enunciado-interpretativo-essenciais.pdf

Mais informações entrem em contato através de nossos canais de comunicação.

EQUIPE SNA – SOLANGE NEVES ADVOGADOS ASSOCIADOS.

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165