01/04/2024

ODS 5 no cenário empresarial: o grande caminho das empresas a ser trilhado a partir da sigla ESG

Assentada no desenvolvimento social e humano de igualdade de gênero e sua relação com o desenvolvimento sustentável, se faz, cada vez mais, necessária uma reflexão do papel da figura do feminino e a sua atuação no meio ambiente de trabalho. Assim, denota-se ser necessário levar em consideração as pautas das igualdades de gênero e de sustentabilidade. Ao ponto, este vem sendo, inclusive o cenário de discussão de diversos países, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçado pela Organização das Nações Unidas (ONU).     

Firmado em cooperação internacional, o referido tratado possui metas universais para a agenda política revestido de uma análise complexa das causas e problemas socioeconômicos, responsabilizando gerações. Estes objetivos, divididos em dezessete, são compostos por 169 metas, as quais, dentre várias outras, incluem a redução da desigualdade de gênero.  

Mas, onde se inclui a atividade empresarial nesta seara? Atualmente, as empresas buscam um patamar de poder econômico, o que faz recair sobre as mesmas a intensificação e o modelo de responsabilidade solidária, já que elas dispõem de condições reais para alterarem a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas que delas dependem. Ao ponto, em um cenário de desenvolvimento econômico crescente e expressiva necessidade de posicionamento, empresarial se torna, cada vez mais, necessária a sua análise, tendo em vista que muito PIBs empresariais são mais altos que de países em desenvolvimento.

Esse, por exemplo, é o caso da sigla ESG - derivada da expressão em inglês Environmental, Social and Governance. Resume que a proposta de um negócio não deve ser avaliada somente pelos critérios usuais do mercado, dentre eles a competitividade, rentabilidade ou segurança, mas, também, pelos seus atributos sociais e de governança corporativa.  

As políticas públicas e a equiparação salarial se fazem necessária para alavancarmos a igualdade salarial e o ingresso das mulheres em altos cargos e é aqui que se inclui a política de ESG. Incluso no item “S”, a igualdade de gênero é de incluir a valorização de indivíduos que historicamente estão à margem da sociedade e, por consequência lógica, do meio corporativo. A exclusão social reconhece que há pessoas e grupos de pessoas que são socialmente marginalizadas por conta de seu preconceito, discriminação e estigmas construídos socialmente. Esta política, além de inclusiva, traz um grande benefício à sociedade empresarial como um todo.

Ou seja, o aumento da geração de oportunidade para as mulheres resulta, além de um ambiente corporativo mais inclusivo e acolhedor, no desenvolvimento de programas, políticas internas e externas que atendam melhor e de maneira mais plena à sociedade que também é diversa e plural. Desta maneira, não só a empresa se beneficia com a geração de oportunidades para as mulheres, mas também toda a sociedade, a qual recebe uma mão de obra competitiva e assegura o desenvolvimento econômico local.

Assim, em conclusão ao presente artigo, demonstra-se: a inclusão feminina no meio ambiente de trabalho é uma realidade que deve ser acolhida pelo ambiente empresarial, não apenas pelo desenvolvimento econômico, mas, também, pela sua atribuição social e inclusiva, a qual está atrelada aos grandes assuntos em pauta no momento, como a sigla ESG e os ODS, dos quais, vale destacar, o Brasil é signatário. Ou seja: até 2030 – ou muito antes disso –, teremos que estar adequados às alterações que o mundo tecnológico – e cada vez mais sustentável – impõe.    

Solange Dias Neves - Advogada
Integrante do Comitê Jurídico da ACI-NH/CB/EV/DI
Solange Neves Advogados Associados

Laura Riffel Vanti – Advogada
Solange Neves Advogados Associados

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165