24/03/2022

Pandemia e empregada gestante

A Lei 14.311/2022 que prevê o retorno das grávidas ao trabalho, embora tenha poucos artigos, cria algumas interpretações que deverão gerar muitas dúvidas junto aos Departamentos Pessoais das empresas.

Efetivamente o artigo primeiro regra que:

“Art. 1º Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do coronavírus SARS-CoV-2, a empregada gestante que ainda não tenha sido totalmente imunizada contra o referido agente infeccioso, de acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde e pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial.

§ 1º A empregada gestante afastada nos termos do caput deste artigo ficará à disposição do empregador para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, sem prejuízo de sua remuneração.”

Veja que  a intenção do legislador continua sendo manter a gestante em afastamento do ambiente de trabalho quando não estiver vacinada. Neste momento a dúvida maior paira na interpretação do que significa vacinação completa e qual o momento de retorno.

O artigo 2º, parágrafo 3º, inciso II, prevê que “ a partir do dia em que o Ministério da Saúde considerar completa a imunização;” a empregada gestante estará apta ao retorno ao trabalho presencial. Importante neste caso examinar que por expressa determinação da Nota Técnica 11/22 do Ministério da Saúde que reúne todas as questões técnicas envolvendo o enfrentamento contra o COVID, apenas poderá ser considerado imunização completa o previsto no item 3.6 da referida nota:

3.6. Considera-se como esquema completo de vacinação o indivíduo que completou o esquema D1+D2+REF ou D de Janssen + REF ( pós 2 meses)

A interpretação de imunização completa não é uma questão de direito e sim de norma técnica e neste aspecto importante observarmos as notas emitidas pelo Ministério da Saúde.

A lei ainda inova ao permitir alteração de função da empregada gestante enquanto perdurar a gestação ou estado de calamidade pública. Assim o direito de determinar o retorno ao trabalho da empregada gestante é do empregador, considerando que expressamente consta no parágrafo 3º do artigo 2º da referida lei 14.311/2022 a expressão que “...a empregada gestante deverá retornar à atividade presencial...”

E caso a empregada se negar a vacinação? Neste caso a lei expressamente prevê que ela deverá assinar termo de opção a não vacinação, recomenda-se que no referido termo conste além da assinatura da empregada, também assinatura de testemunhas, evitando discussões futuras de coação no agir.

Os nossos leitores podem ainda questionar o caso da empregada não se vacinar e não assinar o termo. Neste caso como fazer? Não se tem uma previsão legal, mas somos do parecer que neste caso, após conversar com a empregada, passar a mesma pelo setor de Recursos Humanos da empresa e psicóloga quando houver junto ao setor de Recursos Humanos, o empregador deverá notificar por escrito a empregada gestante quanto as penalidades no seu agir, inclusive sob pena de justa causa.

Por fim, cabe lembrar que por expressa determinação prevista no artigo 394-A da CLT, nas atividades em que presente o contato com agentes insalubres, a empregada gestante deverá ser afastada da atividade insalubre enquanto perdurar o período de gestação e de lactação, havendo expressa previsão no parágrafo 2º que:

§ 2o Cabe à empresa pagar o adicional de insalubridade à gestante ou à lactante, efetivando-se a compensação, observado o disposto no art. 248 da Constituição Federal, por ocasião do recolhimento das contribuições incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço.

Como todas as legislações publicadas no decurso da pandemia, podemos a qualquer momento ter novas alterações e, portanto, estaremos novamente debatendo este tema tão polêmico.

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165