11/05/2021

Parte que desistiu da compra de terreno sem edificação não precisa pagar taxa de ocupação ao promitente vendedor

O desfazimento do negócio jurídico da compra e venda de imóvel, notadamente na hipótese de sua resilição pelo comprador, motiva o retorno das partes ao estado anterior à celebração do contrato.

A par disso, dentre outros consectários previstos em contrato ou na legislação, assentou-se na jurisprudência ser cabível a fixação de uma taxa de ocupação, a ser paga pelo promitente comprador como forma de retribuir o vendedor pela utilização de bem alheio durante determinado interregno temporal, evitando que ele se beneficie da situação do rompimento contratual em prejuízo do vendedor.

Em recente julgado, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou novos contornos a este entendimento.

No recurso especial apreciado, o vendedor alegou que, além de ter direito a uma retenção maior sobre os valores pagos, deveria ser fixada uma taxa de ocupação do lote de terras, ao menos desde a data em que a compradora passou a ter a posse do imóvel.

Em seu voto, a relatora do recurso, Ministra Nancy Andrighi, destacou precedentes do STJ no sentido de que, quando o contrato de venda de imóvel residencial é desfeito, o proveito indevidamente auferido pelo comprador enquanto esteve na posse do bem tem relação com a sua efetiva utilização para moradia sem o pagamento de aluguéis – valores que seguramente seriam recebidos pelo vendedor caso o imóvel não estivesse na posse do comprador.

Deste modo, a fim de evitar o enriquecimento ilícito, tais situações são corrigidas pela condenação do comprador a pagar a taxa de ocupação.

No caso dos autos, porém, a magistrada observou que o terreno foi comprado para construir – ou seja, não estava edificado –, de forma que não existe a hipótese segura e concreta de que o vendedor teria proveito com a cessão de seu uso a terceiros, se não o tivesse concedido à compradora.

Além de não haver diminuição patrimonial para o vendedor, a relatora pontuou que, não existindo edificação no imóvel, tampouco a compradora pôde auferir vantagem de sua posse temporária, faltando, assim, os dois requisitos para a configuração do enriquecimento sem justa causa.

Assim, o simples exercício da posse de terreno pelo promissário comprador não basta para que ele seja condenado a pagar taxa de ocupação no caso de rompimento do contrato de compra e venda, sendo necessário, para a condenação, que tenha se beneficiado de uma vantagem que deveria ter ingressado no patrimônio do vendedor.

Por fim, apesar de ter afastado o direito do vendedor à taxa de ocupação do terreno – onde não há edificação –, a Terceira Turma majorou para 25% o percentual de retenção sobre os valores que devem ser devolvidos à compradora que pediu a resilição do contrato.

Fonte: acórdão do Recurso Especial n. 1.863.007 (SP) -Superior Tribunal de Justiça.

Jênifer Chaves

OAB/RS 106.413

 

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165