14/02/2022

“Pejotizaçao”: Recente decisão do STF entende lícita a contratação de trabalhador por meio de pessoa jurídica.

No dia 08/02, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal julgou a Reclamação Constitucional nº 47.843, que entendeu ser possível a contratação de médicos de um determinado hospital da Bahia por meio de suas pessoas jurídicas constituídas.

O processo de origem tratava-se de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, na qual o Tribunal Regional da 5ª Região (Bahia) decidiu que a contratação de médicos por meio de pessoa jurídica seria uma tentativa de fraudar direitos trabalhistas, caracterizando os respectivos vínculos de emprego, com o pagamento das verbas rescisórias e dano moral coletivo. O Recurso ao TST, por sequência, teve seguimento negado.

Por outro lado, a 1ª Turma do STF, por maioria, modificou a decisão do Tribunal Superior e aplicou o entendimento de que seria lícita a terceirização e qualquer outra divisão de trabalho, julgamento que já havia sido consolidado no Tema 725 de Repercussão Geral e na ADPF 324, independentemente da caracterização dos elementos do emprego pela Justiça do Trabalho.

Assim, o STF abre margem novamente aos debates sobre a licitude da contratação de funcionários por meio de pessoas jurídicas interpostas, não apenas a execução do trabalho pelo regime celetista.

Há muito tempo já se falava da diferença entre trabalho e emprego. Isso porque nem todo o trabalhador necessariamente estaria ou precisaria estar vinculado às regras de um regime celetista. O empregado é somente aquele que está regido pelas disposições da CLT. Em sentido amplo, trabalhador é todo aquele que exerce uma atividade remunerada, tendo recebido uma abrangência ainda maior com o avanço das tecnologias, das redes sociais e até mesmo do enfrentamento de uma pandemia mundial, situações que levaram a uma flexibilização nas relações de trabalho, como por exemplo, pelo trabalho de freelancers, motoristas de aplicativos e entregas, etc.

Sob esse contexto, principalmente pessoas com maior grau de instrução e com altos salários, ou seja, não consideradas hipossuficientes, passaram a optar e concordar com a prestação de serviços por meio de empresas constituídas, visando principalmente um salário maior, diminuição da carga tributária e uma maior autonomia.

Portanto, a decisão do STF, que considerou lícita a contratação de médicos por meio de pessoa jurídica constituída, pode ser considerada revolucionária para a Justiça do Trabalho, que procura sempre preservar as disposições do contrato de emprego e do regime da CLT. Todavia, deve ser vista como um novo passo para o reconhecimento das relações do trabalho atuais.

Por Rodrigo Fagan.

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165