15/11/2021

Portaria no 620/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência é suspensa pelo Supremo Tribunal Federal

A Portaria no 620/2021 do MTP teve curta e polêmica trajetória. Publicada em 01/11/2021 no Diário Oficial da União, teve em 12/11/2021 os seus efeitos suspensos por decisão da lavra do Ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal.

A decisão, que uniu o julgamento das arguições de descumprimento de preceito fundamental 898, 900, 901 e 905, funda-se em parâmetros já analisados por outros órgãos, como o Ministério Público do Trabalho e até mesmo a decisão já proferida pelo mesmo órgão (STF) acerca da obrigatoriedade da vacina.

Assim, o que até então já estava sendo (ou podendo ser) aplicado pelas empresas, volta ao mesmo status anterior, de forma que os empregadores novamente poderão requer os comprovantes de vacinação e até dispensar, em última ratio, o empregado que não queira se vacinar.

Há uma ressalva na decisão quanto às pessoas que dispõem de comprovada vedação médica para aplicação do imunizante, a qual deverá ser fundada no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 ou consenso científico, as quais deverão ter acesso, às custas do empregador, a testagens periódicas.

É importante salientar que cabe ao empregador tomar todos os cuidados para que os empregados não sejam expostos a risco. Por isto, a solicitação dos comprovantes de imunização é medida salutar, pois alcança a coletividade.

No entanto, a dispensa do empregado que se recusa, sem motivo, a realizar a vacina deverá ser acompanhada de forma pedagógica, para que o empregado possa compreender a necessidade, devendo a dispensa ser o último recurso, como forma de preservar o princípio social do trabalho.

Fernanda Cunha OAB/RS 103.605

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165