07/02/2022

Primeira Seção do STJ fixa necessidade de dupla notificação de multa a pessoa jurídica que não indica condutor infrator

Ao julgar o recurso especial repetitivo (Tema 1.097), a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça fixou o entendimento de que é necessário promover a dupla notificação de multa à pessoa jurídica que não indica condutor infrator.

A primeira notificação se refere à autuação da infração pela não indicação de condutor prevista no art. 257, §§ 7º e 8º, do CTB. Já a segunda comunicação deve dispor especificamente sobre a aplicação da penalidade em razão da omissão, conforme estabelecido nos arts. 280, 281 e 282.

Observou o ministro Herman Benjamin que não sendo imediata a identificação do infrator, o proprietário do veículo tem prazo para, após a notificação da autuação, apresentar o condutor (CTB, art. 257, § 7º). Vencido o prazo sem indicação, o proprietário será considerado responsável pela infração.

Não havendo identificação do infrator e sendo o veículo de propriedade de pessoa jurídica, será lavrada nova multa ao proprietário – além da originada pela infração –, cujo valor corresponderá ao da multa multiplicado pelo número de infrações iguais cometidas no período de 12 meses (§ 8º).

O relator enfatizou, ainda, a existência de duas situações fáticas diferentes: a primeira é a infração de trânsito em si, cometida por uma pessoa física; a segunda é a obrigação de a pessoa jurídica, proprietária do veículo, indicar o condutor no prazo legal.

Segundo o ministro, se as situações fáticas são distintas, as infrações são distintas; logo, a notificação deve ocorrer em relação a cada uma delas, de forma separada e sucessiva.

Daí porque "as duas violações são autônomas em relação à necessidade de notificação da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração, devendo ser concedido o devido prazo para defesa em cada caso", afirmou o magistrado.

A partir da fixação deste precedente qualificado pelo STJ, podem voltar a tramitar as ações sobre a mesma questão jurídica que estavam suspensas em todo o país. Por Jênifer Chaves OAB/RS 106.413

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165