03/08/2021

Programa de Cooperação Sinal Vermelho: em Apoio ao Combate à Violência contra a Mulher

A Lei 14.188 de 28/07/2021, define o programa de cooperação contra a violência doméstica e familiar contra a mulher, denominado: Sinal Vermelho, criado com o objetivo de apoiar as ações já vigentes em defesa da mulher.

Não precisamos aprofundar nossas pesquisas para verificar o avanço descomunal da prática de atos violentes, tanto físicos quanto psicológicos, contra as mulheres no decorrer da pandemia Covid-19. São números alarmantes e que culminaram na lei em tela que veio para alterar, especialmente as penalidades contra este tipo de crime junto as legislações já vigentes que tratam sobre o tema.

Resumidamente podemos destacar: a inclusão de um parágrafo na lesão corporal, a criação de um tipo penal novo, qual seja, o de violência psicológica contra a mulher, e as medidas protetivas, colocando a violência psicológica também como uma possibilidade para a autoridade policial concedê-la.

O artigo 129 do Código Penal, que dispõe acerca da lesão corporal, teve a inclusão do parágrafo 13º, com a seguinte redação: “Se a lesão for praticada contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino, nos termos do § 2º-A do art. 121 deste Código: Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro anos).”

Ainda junto ao Código Penal, a criação do artigo 147 – B: “Causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação: Pena - reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais grave.”

Este último artigo trata sobre a violência psicológica, sendo umas das suas principais formas de manifestação o isolamento, consistente na imposição do afastamento da mulher do convívio social (amigos, trabalho, estudos), inclusive a proibição de relacionamentos familiares, como forma de garantir a submissão e a dependência completa do parceiro.

Ainda, a alteração do artigo 12-C da Lei Maria da Penha, que passa a contar com a seguinte redação: “Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física ou psicológica da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida: (Redação dada pela Lei nº 14.188, de 2021) I – pela autoridade judicial; (Incluído pela Lei nº 13.827, de 2019) II – pelo delegado de polícia, quando o Município não for sede de comarca; ou (Incluído pela Lei nº 13.827, de 2019)”

Inadmissível conceber que diariamente milhares de mulheres sofrem algum tipo de violência pelo simples fato de terem nascido sob o sexo feminino! Iniciativas legislativas como esta trazem esperança, ainda que a erradicação deste tipo de crime necessariamente passará por uma mudança brusca de cultura, mudança esta que inicia nas nossas casas e escolas, e sobretudo através do exemplo!

Litiana Trevisan

OAB/RS 74.782

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165