20/02/2021

RS em alerta!

Na noite desta última sexta-feira (19/02/2021), o governo do Estado do Rio Grande do Sul veio a apresentar o mapa preliminar referente às regiões de risco do novo coronavírus.

Em face do alto risco de contágio, o governo veio a decretar a suspensão geral das atividades entre às 22h e às 5h, de 20 de fevereiro a 1º de março (inclusive), em todo o Estado.

Frisa-se, nesse ponto, que a medida adotada não se iguala a um lockdown, medida mais extrema que foi adotada em alguns Estados e em outros países, uma vez que a circulação de pessoas não restou proibida.

Além da restrição das atividades durante a noite e madrugada, as regiões de Caxias do Sul, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Lajeado, que restaram classificadas na bandeira preta, deverão adotar outras medidas:

- Comércio essencial: na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições. Equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas;

- Fechamento do comércio não essencial;

- Suspensão das aulas presenciais;

- Fechamento de salões de cabeleireiro e barbeiro;

- Fechamento de academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos;

- Restaurantes podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares;

- Lazer: parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas ficam proibidos;

- Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas, incluindo academias;

- Missas e serviços religiosos: sem atendimento ao público. Podem funcionar com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações;

- Bancos, lotéricas e similares: podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários;

- Transporte coletivo municipal e metropolitano: é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas;

Salienta-se que as medidas podem ser alteradas de acordo com o programa de cogestão apresentado por cada região. Modelo no qual algumas restrições podem ser flexibilizadas, adotando-se regras da bandeira anterior. Contudo, existe a possibilidade de que o programa de cogestão seja suspenso, fato que será deliberado no dia 22/02/2021 (segunda-feira) em reunião do governo do Estado com o presidente da Federação dos Municípios do Estado (Famurs).

Caso mantidas as medidas restritivas de bandeira preta, a aplicação das mesas terão início a contar da próxima terça-feira (23/02/2021).

Por fim, conforme apontado pelo governo, a intenção das medidas adotadas é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e regras sanitárias.

Assim, nesse momento, mostra-se essencial que todos colaborem com a utilização de máscaras e demais cuidados necessários, para que possamos superar este momento de dificuldade e voltar a normalidade que tanto almejamos.

A íntegra das informações pode ser acessada pelo link: https://www.estado.rs.gov.br/regioes-em-bandeira-preta-no-distanciamento-controlado-veja-o-que-muda

Por Diego Neves de Oliveira – OAB/RS 105.296

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165