18/03/2021

SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo Saúde Mental está relacionado à forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ideias e emoções. É um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental.

Ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros. Saber lidar da melhor forma possível com os acontecimentos tanto positivos quanto negativos em nossa vida.

Em tempos de pandemia, estamos nos deparando com sentimentos e situações nunca antes vivenciadas pela maioria da população mundial, e de repente nos damos conta de que somos mortais, de que precisamos valorizar nossa saúde, nossa família, nossa casa, nossa VIDA.

E o que fazer com tudo isso nesse momento? Como lidar com esse sentimento?

 

Estamos há cerca de 01 ano vivendo numa situação em que, além do medo da morte, estamos vivendo diversas privações, e para que você consiga passar “bem” por essa situação é de extrema importância que você se atente a:

  1. Cuide de sua alimentação;
  2. Pratique atividade física;
  3. Durma bem;
  4. Tenha momentos dedicados à família e às pessoas que ama;
  5. Procure fazer coisas que lhe deem prazer;
  6. Desenvolva sua fé;
  7. Ajude ao próximo;
  8. Evite ler/ouvir notícias ruins;
  9. Busque autoconhecimento.

 

Precisamos sempre ter em mente que tudo em nossa vida e em nossa vivência tem sua importância e que precisamos tirar aprendizagem de todas as situações que passamos, tanto as positivas e principalmente as negativas. Não fará sentido algum você ter vivenciado alguma frustação, por exemplo, se não tirar ensinamento algum de tudo o que passou.

 

Isso só é possível quando procuramos autoconhecimento, ou seja, quanto mais eu me conheço, melhor aprendo a lidar com minhas qualidades e conquistas e com meus defeitos e frustrações.

O psicólogo(a) é o profissional mais qualificado para te ajudar nesse acolhimento e desenvolvimento, não tenha vergonha e/ou preconceito com isso. Saber de suas qualidades e defeitos e encará-los de frente, é sinal de muita coragem. Não é fácil lidarmos com nossas vaidades nem muito menos, admitirmos nossas fraquezas, nem para nós mesmos.

Cuidem-se, amem-se e vivam intensamente cada minuto de suas vidas!!

Por Celina Antoniazzi
Psicóloga e Coach
CRP: 07/30163

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165