19/07/2021

SENTENÇA TRABALHISTA OBRIGA EMPRESA A SE ADEQUAR À LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD)

No dia 13 de julho de 2021, foi proferida sentença inusitada pela Vara do Trabalho de Montenegro/RS. A decisão determina que empresa Cooperativa faça adequações conforme as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sob pena de multa diária.

O processo foi ajuizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Montenegro/RS, que alegou que a Cooperativa não se adequava às regras da Lei 13.709/18 (LGPD) e não utilizava as cautelas necessárias para o compartilhamento de dados dos empregados.

A sentença referiu que a empresa “não comprovou qualquer precaução adotada”, determinando que a empresa cumprisse diversas obrigações de fazer, como comprovar “práticas relacionadas à segurança e sigilo de dados”, além de imposição para que a empregadora “indique e nomine encarregado” para o tratamento de dados. As obrigações devem ser cumpridas no prazo de 90 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00.

O pedido de dano moral requerido no processo não foi acolhido, pelo fundamento de que “inexiste de fato demonstração de vazamento de dados ou outra utilização ilícita”.

A decisão evidencia a necessária adequação das empresas aos regramentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como a implantação de sistemas e práticas de proteção de dados, bem como uma forte tendência de que as empresas sejam obrigadas a comprovar a adequação às regras, inclusive ao Judiciário trabalhista.

Sua empresa já está adequada às regras da LGPD? Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone ou WhatsApp (51) 3035-4165.

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165