15/05/2018

Súmula 613 do STJ e a Teoria do Fato Consumado no Direito Ambiental

No dia 14/05, a Súmula 613 do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico, nos seguintes termos:

  • Súmula 613 do STJ: Não se admite a aplicação da teoria do fato consumado em tema de Direito Ambiental.

As súmulas são resultados de entendimentos tidos como consolidados em decisões e visam a uniformizar os julgamentos futuros sobre o tema. Por sua vez, a Teoria do Fato Consumado refere que situações jurídicas consolidadas pelo decurso do tempo não devem ser desconstituídas devido a aspectos como segurança jurídica e estabilidade das relações sociais.

A partir da súmula em referência, na prática, torna-se mais difícil, por exemplo, a manutenção de edificações e intervenções em espaços protegidos como Áreas de Preservação Permanente, em desacordo com a legislação ambiental, ainda que existentes há longa data, situações que eram os principais objetos das decisões que deram origem à súmula.

A equipe da Solange Neves Advogados está à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165